FANDOM

Esta página é uma análise lógica e imparcial da geografia e cronologia da série Irmão do Jorel.

AnáliseEditar

GeografiaEditar

Geografia de Irmão do Jorel selecionada

A série se passa no local destacado pelo quadrado vermelho.

Nave

Em "Embarque Nessa Onda", os estudantes da escola Pônei Encantado dizem "Você não viu a estreia mundial de Microwave Warriors?" em coro. Isso nos leva a um anti-close, que vai progressivamente indo até mostrar a Terra completamente. Enquanto isso, a passagem da visão da escola nos leva até um local do Brasil.

O primeiro ponto a ser levado é o mato ao redor da área: a região centro-oeste brasileira foi mato por muito tempo, mesmo após a colonização.

A localização também é incrivelmente semelhante à de Goiás (localizada no centro-oeste).

Apesar disso, em "Embalos de Sábado á Tarde", quando a nave decola, ela sai do Sudeste.

CronologiaEditar

A cronologia de Irmão do Jorel é flutuante e confusa.

Outubro de 1985

Anotação dizendo "Outubro de 1985" no primeiro episódio.

Nos créditos de "O Fenomenal Capacete Com Rodinhas", podemos ver uma anotação com os dizeres "[...] tubro de 1985". Deduz-se que o mês fosse outubro, uma vez que este seja o único mês que termine com "tubro". 

Durante "A História sem Começo, Meio e Fim", o jogo sem fim é distribuído pela MegaSystem, clara referência ao MasterSystem, console lançado originalmente no Japão em 20 de outubro de 1985. 

Em "Clube da Luta Livre", pode-se ver um jogo de arcade de luta livre, lançados e popularizados na década de 1980, assim como um arcade na casa de Jorel em vários episódios. A televisão da família de Jorel é pequena (mas a partir de "Dono de Casa" é substituída por uma tela plana). Eles também possuem fitas VHS—lançadas na década de 80—, fotografias de má qualidade, uma vitrola do século XX. Há inclusive um poster do Pac-Man em A História sem Começo, Meio e Fim. Há técnicas primitivas de filmagem e temas clássicos de seriados, como tokusatsus.

Em "Jornal do Quintal", a Obsoleta 5000 foi vendida a CR$ 5.995. A única forma é que sejam Cruzeiros Reais, já que "CR" (em maiúsculo) significa Cruzeiro Real e "Cr" (em minúsculo) significa cruzeiro. O cruzeiro real durou de 1993 a 1994, portanto, Seu Edson a comprou durante esse período. No mesmo episódio, o calendário da sala de aula está marcado em dezembro de 2015 (um ano e dois meses após o lançamento do episódio), enquanto a gravação da abertura do Jornal do Quintal está datada de 3 de fevereiro de 1991.

Em A História sem Começo, Meio e Fim, Irmão do Jorel mostra-se colecionando bonecos das séries "Historietas Assombradas" (lançada em 2013) e "Tromba Trem" (lançada em 2010). Em "Não Tenha Medo do Seu Medo", Vovó Gigi diz que consultou certos sintomas na internet, sendo que somente em 1995 a internet deixou de ser privilégio apenas de universidades e da iniciativa privada para se tornar acesso público no Brasil.

Em "Aterrorizante Vida Adulta", a redação de Billy Doidão tem a data de 22 de maio de 1983, apesar desse dia ter sido um domingo.

Em "Ilha Doideira", Nico joga um Babe Boy, referência ao Game Boy, lançado em 21 de abril de 1989 no Japão.

Em "Consequência ou Consequência?" e outros episódios, William Shostners usa um smartphone moderno. No mesmo episódio, é visto um pôster com o rosto de Dona Lola e o ano de 1984.

Em "A Vida Secreta dos Belezitos", Débora tem várias fotos de Jorel, com datas de 1988 até 1994.

No episódio "Shostners Búrguer", um dos vários ingredientes do hambúrguer é um papel com a data de 23 de setembro de 2012, com as palavras "Gatinho cachorro" e um desenho de um coração.

No episódio "Sucesso Interplanetário", a gravação tem a data de 5 de novembro de 2010.

No episódio "Sedoso Cream Double Cream", o cabelo faz um dab, que se popularizou no ano de 2016.

Em "Dono de Casa", a antiga televisão da casa é substituída por uma de tela plana, que só se tornou comum no começo dos anos 2000.

Em "Ed Show", uma das gravações é datada de 1990.

Em "A Pipa Ideal", Jorginho menciona que o pai dele venceu um campeonato de pipas em 1986.

No episódio "Shostners Cable", Irmão do Jorel passa por vários virais da internet na TV, como o "Choque da Uva" de Lasier Martins (de 2000), e "Não sou capaz de opinar" de Glória Pires (de 2016).